Na versão anterior, meu site era inteiramente em inglês. Eu apostei numa estratégia de focar meu conteúdo para o exterior, para pessoas de fora, uma vez que o público de desenvolvimento, em sua maioria, "entende" inglês.
Por certo período, acreditava que todo desenvolvedor deveria criar conteúdo em inglês. Não apenas em inglês, mas também em inglês. Eu me baseava na ideia de que ao escrever em inglês, além de atingir um público maior (o público gringo), também estava treinando o idioma.
De fato, consumir e criar contúdo em inglês, mesmo que para si, é um jeito de fazer o cérebro entender que o inglês é algo essencial. Assim, o cérebro cria novas e mais formas de reconhecer e buscar informações naquele idioma.
Acredito que essa estratégia momentânea serviu bastante para minhas buscas de emprego no exterior. Ajudou com minha capacidade de pensar mais rápido nas respostas em inglies, também me ajudou bastante a passar uma ideia do que eu sou capaz de fazer para esse público gringo. Esse foco e estratégia me ajudou a chegar onde estou hoje.
Nessa nova versão, porém, decidi traduzir meu site interamente para o português. Não que a antiga estratégia não esteja mais funcionando... Muito pelo contrário! Tenho recebido muitos contatos para vagas e serviços de consultoria por semana.
Acontece que eu me sinto meio em dívida com a galera desenvolvedora brasileira. Besteira, eu sei. Não devo nada a ninguém. Mas aquele sentimento de que posso fazer mais pela comunidade do meu país fala bastante alto.
Antes de sair do Brasil, eu costumava traduzir vários artigos que eu achava interessante para o português. Mais uma vez, como uma forma de demonstrar meu domínio no idioma e também para mostrar que eu tinha conhecimento ténico suficiente, fosse para trabalhar como desenvolvedor ou escritor téncnico.
Essa foi uma época bem legal, que eu via muita galera aprendendo pelas minhas traduções lá no Envato Tuts+, e me estimulava bastante. Antes de vir para cá e principalmente depois que vim para cá, deixei de lado esse auxílio, essa ajuda à comunidade desenvolvedora brasileira.
Porém, acredito que é hora de voltar, de trazer conteúdo pra galera do meu país. Ajudar a galera a construir um futuro bacana no desenvolvimento e, quem sabe, buscar novos desafios fora do país, assim como eu fiz.
O principal meio que farei para ajudar a galera desenvolvedora brazuca é trazendo artigos sobre programação e sobre os temas "polêmicos" que tem surgido pelo Twitter/X. Volta e meia, farei algum vídeo ou podcast e colocarei no YouTube, como um meio alternativo de conteúdo.
Acredito que alguma hora, voltarei a fazer tradução de novo. Entrarei em contato com alguns autores e pedirei autorização para traduzir os artigos deles. Tenho alguns outros planos até para mais coisa relacionada ao YouTube.
Volta e meia, também escreverei ou falarei sobre algum tópico que os leitores daqui pedirem. Volta e meia recebo perguntas sobre o processo de emigração (do Brasil) e imigração (na Europa); sobre entrevistas com RH e entrevistas técnicas; currículo, linkedin, e GitHub... e por aí vai.
No fim, quero poder ajudar quem quer ser ajudado. E por querer ajudar a galera brasileira, que precisa mais que a gringa, resolvi passar a criar conteúdo em português.