Você deve lembrar dos vários artigos sobre Laravel versus Next.js que eu escrevi aqui. Não são muitos artigos, então não é difícil saber quando escrevi sobre. Minhas razões estão todas lá. E só para constar, continuo acreditando nelas.
Porém, nesse final de semana passado, decidi migrar de volta para o Next.js e pra Vercel. O painel administrativo, embora funcionasse ao meu gosto, estava bem subutilizado. As ideias que tive de juntar vários projetos nesse site não coloquei em prática. Estava pagando um servidor e o Laravel Forge, basicamente, para um site estático.
Para economizar alguns Euros – sim, moro na Europa – e podê-los utilizá-los em outros projetos, decidi portar esse site de volta para a stack anterior, que era Next.js e Vercel. A stack completa agora é:
src
e app
Ao todo, levei um pouco mais 8h divididos no final de semana para terminar a migração. Você pode ver todos os commits na Pull Request que criei.
Essa migração, não apenas permitiu eu economizar algum dinheiro (cerca 300 Euros por ano), mas também permitiu que eu fizesse leves mudanças que, há tempos, queria fazer:
@layer
e utilizar o seletor descendente que o Tailwind fornece ([&_]
)Header
e Footer
mostrar apropriadamente e de forma sincronizada a seção que o usuários está visitandoHeader
e Footer
(isso ajudar com a sincronização da visualição da seção descrita acima)"use client"
, o componente Navigation
usado pelo Header
e Footer
, para poder usar usePathname
, uma hook
do Next.jsNo geral, estou contente em economizar um dinheirinho, em ter migrado de forma rápida o site, e ainda ter aprimorado algumas partes que estavam precisando. A experiência do dia-a-dia no trabalho com Next.js e Vercel, bem como a experiência com Laravel em projetos paralelos meus e de alguns freelas que fiz, definitivamente ajudou.
Agora, só criar o hábito de escrever mais :)